Radio Mix FM

Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2011

ROCK IN RIO I (1985), O WOODSTOCK BRASILEIRO!

A primeira edição do Rock in Rio que aconteceu em janeiro de 1985 foi sem dúvida a mais marcante de todas as edições. Considerado o Woodstock brasileiro o evento  reuniu os maiores nomes do rock mundial, entre artistas nacionais e internacionais. Nesse ano dois eventos marcaram  nosso país e toda a América latina, o Rock in Rio I e o fim de 21 anos de Ditadura militar! Nunca a América Latina havia presenciado tamanho encontro musical na história! Poucas vezes artistas do Rock internacional haviam se apresentado aqui! O evento veio (sem querer) celebrar o início da Democracia no Brasil! Mais de 1.380.000 pessoas compareceram no evento!



    O evento tinha uma estrutura gigantesca, a "Cidade do Rock", como ficou conhecida, foi montada em um terreno de 250 mil metros quadrados, contava com dois Shoppings Centers com 50 lojas, dois imensos fast foods, dois centros de atendimento médico e o melhor: O maior palco já construido no MUNDO até então, com 5 mil metros quadrados de àrea, que receberia a constelação do Rock  Internacional!




    O rock brasileiro estava  na sua melhor fase e o cenário internacional também contava com lendas do rock, como QUEEN, AC/DC, IRON MAIDEN entre outros. Unir alguns desses nomes foi um dos marcos da geração anos "80" aqui no Brasil!
     
    Algumas curiosidades das apresentações memóraveis do evento foram:

QUEEN: Estrelas máximas do evento, os integrantes qualificaram a apresentação como uma das melhores da carreira do grupo. Freddie afirmava que a execução da balada LOVE MY LIFE havia sido a melhor já feita pela banda. Com participação direta do público Freddie Mercury "regeu" a platéia que entoou a balada em um só coro, ao final, Freddie agradece com um Obrigado em alto e bom português. Foi sem dúvida a melhor de todas as apresentações em todas as edições do Rock in Rio!


SCORPIONS: No show do dia 15 de janeiro o vocalista  Klaus Meine pega uma enorme bandeira do Brasil e a embala ao vento perante o público levando a multidão ao delírio!



OZZY OSBOURNE: O artista  teve que assinar uma cláusula contratual que o proibia de comer qualquer animal vivo! Um fã chegou a jogar uma galinha no palco, mas Ozzy entregou a produção sem mordê-lo. Ozzy  declarou que jamais havia visto público tão versátil e caloroso como o do Rock in Rio I!



AC/DC: Marcou sua apresentação pelos disparos de dois canhões colocados nas laterais do palco! No final da apresentação o guitarrista solo Angus Young causa polêmica ao ficar completamente nu no palco!


NINA HAGEN: Considerada a Rainha do punk rock, Nina surpreendeu pela performance expressiva e dramatica, com uma voz de fazer inveja as cantoras de ópera! Durante essa passagem pelo Brasil, a cantora e diva punk gravou uma faixa com a banda brasileira Tokyo, cujo vocalista era ninguém menos que o malucão Supla, “Garota de Berlim”, escrita em homenagem à ela, foi um grande sucesso nas rádios daquele ano!



JAMES TAYLOR: Aquela seria a despedida dos palcos na carreira de Taylor que estava passando por um momento dificil em sua vida.Prestes a se divorciar e com problemas com as drogas, ele havia noticiado que se aposentaria após o Rock in Rio. Porém depois do Rock in Rio, James Taylor fez o contrário comovido com o carinho do público, declara que não abandonaria mais os palcos retomando as rédeas de sua carreira. Tempos depois fez  uma canção dedicada ao público brasileiro, chamada Only Dream in Rio (Apenas um Sonho no Rio)!


IRON MAIDEN: O grupo que subiu ao palco com o mascote da banda, Eddie, consideram o Rock in Rio I, uma das maiores experiência da banda e foi até então seu maior público (200 mil pessoas), a banda reconhece até hoje a importância do público brasileiro em sua carreira!


WHITESNAKE: Foram escalados de última hora para substituir o Def  Leppard que não poderia participar do show porque o baterista da banda havia amputado um dos braços depois de um grave acidente de carro! A banda então "caiu de pára quedas" no Rock in Rio I e sacudiu a platéia!


    A Ala Brasuca também representou muito bem, apesar de muitos artistas terem sidos criticados e rejeitados pelo público, ainda assim subiram ao palco e não deixaram à desejar. Tivemos atrações inesquecíveis, como Paralamas do Sucesso no auge da carreira mostrando a que veio, Barão Vermelho que na época era liderado por Cazuza no vocal foi um dos pontos máximos também, quando cantou Pro Dia Nascer Feliz empolgou a galera presente que comemorava aquele dia a queda da Ditadura e a Eleição de Tancredo Neves! Baby Consuelo e Pepeu Gomes, casados na época, eletrizaram a multidão, Pepeu com dominio total da guitarra e Baby performatica aos sete meses de gravides do filho Kryptus!  

Segue a lista de bandas que tocaram no evento:
 
Sexta, 11 de Janeiro
Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Whitesnake, Iron Maiden e Queen.

Sábado, 12 de Janeiro
Gil, Ivans Lins, Elba Ramalho, James Taylor, Al Jarreau e George Benson.

Domingo, 13 de Janeiro
Blitz, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Rod Stewart, Nina Hagen e Go-Go's.

Segunda, 14 de Janeiro

Moraes Moreira, Alceu Valença, James Taylor e George Benson.

Terça, 15 de Janeiro
Eduardo Dusek, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Barão Vermelho, Scorpions e AC/DC

Quarta, 16 de Janeiro
Morais Moreira, Rita Lee, Paralamas dos Sucessos, Rod Stewart e Ozzy Osbourne.

Quinta, 17 de Janeiro
Elba Ramalho, Alceu Valença, Al Jarreau e Yes.

Sexta, 18 de Janeiro
Lulu Santos, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Eduardo Dusek, B52's, GoGo's e Queen.

Sábado, 19 de Janeiro
Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Ozzy Osbourne, AC/DC , Whitesnake e Scorpions.

Domingo, 20 de Janeiro
Barão Vermelho, Erasmo, Blitz, Nina Hagen e Yes.


Veja alguns videos do Rock in Rio I:










    A espectativa agora está no Rock in Rio 2011, com certeza será mais uma grande festa da música! Mas dificilmente superará a edição Rock in Rio I!

                                 E você foi ao Rock in Rio I ? 
                             


                                                                              Bjuss

3 comentários:

  1. Sebastiao12/4/11 09:22

    Naum fui...:(
    soh fui nasce em 88...=\

    E esse de 2011 naum tem muita banda que eu goste !!...

    bjos..fuuiiii

    ResponderExcluir
  2. Ahaha, perdeu... eu tb não fui mas já era adolescente e curti bastante td a atmosfera do evento e tudo que era divulgado! Marcou muito.

    Bjão..

    ResponderExcluir
  3. COMO eu queria ter visto um show do Queen. =/

    ResponderExcluir

Sejam sempre Bem-Vindos!
Voltem sempre...
E não esqueçam de comentar!!
Beijos ♥